Os moradores do distrito de São Marcos, a aproximadamente 30 quilômetros da zona urbana de Uruguaiana, dependem, atualmente, de caronas oferecidas por barcos da Marinha para fazer compras de produtos básicos, como alimentos e remédios. A enchente do Rio Uruguai deixou cerca de 400 pessoas isoladas na localidade.
É a segunda vez em menos de 30 dias que a água bloqueia a RS-834, única via que conecta São Marcos à cidade de Uruguaiana. A estrada ficou completamente submersa. Alguns moradores ficaram em casa e utilizam os barcos quando precisam ir à zona urbana, outros tiveram também as residências inundadas.
— Há um mês estamos impedidos de retornar à nossa casa devido à invasão da água em nosso pátio — relatou Maria Sirlei Penteado Veiga, aposentada, em entrevista à RBS TV.
Segundo a subprefeita de São Marcos, Marlene Galarça, seis famílias estão abrigadas em um CTG e um centro comunitário na região.
A enchente também prejudica a produção rural no distrito.
— A agricultura está seriamente comprometida para o plantio, pois a água persiste cobrindo toda a extensão do campo — explicou Marlene.