O Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, no Vale do Taquari, voltou a ser atingido pela enchente do Rio Taquari. No sábado, a água invadiu o térreo e o primeiro andar, o que provocou o fechamento da emergência. O prazo para reabertura do espaço é de uma semana. Seis pacientes seguem internados no hospital.
De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Roca Sales, Raquel Oestreich, os principais equipamentos médicos foram retirados pela equipe do hospital antes da enchente. Foram perdidos apenas itens como uma geladeira, freezer, pias e balcões da cozinha e das salas de emergência. O gerador de energia também foi inundado.
— Já tínhamos tirado na madrugada de sexta para sábado as coisas do térreo e passado para o primeiro andar. Mas quando recebemos o alerta de que seria uma enchente parecida ou maior que a de 4 de setembro, entramos em pânico e começamos a tirar tudo para o segundo andar — relata Raquel.
A água baixou na manhã de domingo e foi iniciado o trabalho de limpeza, que está focado no primeiro andar, onde funcionava a emergência. O trabalho deverá contar com voluntários ao longo da semana.
Cheia recente
O Hospital Roque Gonzales foi atingido pelas cheias do início de setembro. À época, o espaço ficou fechado por quase um mês. A reabertura ocorreu em dois de outubro. Portas e janelas de madeira foram substituídas por aberturas de alumínio, e o piso de cerâmico, por vinílico. O local também ganhou forro de gesso e novos consultório médico e banheiros.