O município de Blumenau, em Santa Catarina, vive a apreensão com a possibilidade de ser atingido por uma enchente nos próximos dias. O Rio Itajaí-Açu, que banha a cidade, esteve próximo da cota de inundação, de 8m, na quinta-feira (5). Baixou desde então e ao meio-dia desta sexta (6) media 5m34cm.
A previsão de chuva intensa no fim de semana, no entanto, levou a administração municipal a suspender a programação da Oktoberfest. O evento, que iniciou na quarta-feira (4), não terá atividades até terça (10). Em 39 anos, esta é a primeira vez que uma Oktoberfest de Blumenau é suspensa, após ter sido aberta.
A história do evento na cidade catarinense, considerado a segunda maior festa germânica do mundo, está ligada, na origem, à recuperação após uma enchente histórica. A mais trágica cheia registrada em Blumenau completou 40 anos em 2023. Em junho de 1983, uma enchente que durou um mês elevou o nível do Rio Itajaí-Açu aos 15m34cm, causando oito mortes e deixando milhares de desabrigados. Em agosto de 1984, o rio ultrapassou esta marca, atingindo 15m46cm, mas baixando mais rapidamente.
A profundidade normal da água na cidade é abaixo de 3m, enquanto a cota de inundação, atualmente, é acima de 8m.
A tragédia de 1983, além da destruição, afetou o moral dos moradores da região. A realização de uma Oktoberfest, tradição alemã que remonta ao século 19, foi vista como oportunidade de reerguer o município, tanto economicamente quando psicologicamente.
A Oktoberfest tem suas raízes em Munique, na Alemanha. A primeira edição, no início do século 19, integrou as celebrações do casamento do então príncipe Ludwig I com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen. A comemoração, com icônicas tendas, foi tão marcante que passou a ser repetida não apenas na Alemanha, mas também em outros lugares ao redor do mundo.
A tradição foi revivida em várias cidades de Santa Catarina, especialmente nas que possuem uma grande comunidade de descendentes de alemães. A Oktoberfest de Blumenau destaca-se como a maior dessas celebrações, sendo a maior Oktoberfest das Américas.
Primeira edição
Em 1984, a Oktoberfest Blumenau tomou inspiração do evento de Munique com a primeira edição organizada pela prefeitura, tendo a colaboração da comunidade local. Após as grandes enchentes enfrentadas naqueles dois anos, a Oktoberfest uniu os residentes em um espírito de solidariedade e confraternização.
A primeira edição aconteceu em um único pavilhão da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), com uma área de 3 mil metros quadrados. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a primeira edição da Oktoberfest Blumenau recebeu a visita de 102 mil pessoas, que consumiram 103 mil litros de chope. Inicialmente planejada para durar 10 dias, a festa resultou na venda de 12 toneladas de alimentos.