Devido a cheia dos rios Jacuí e Taquari, os municípios de São Jerônimo e Triunfo, na região carbonífera do Rio Grande do Sul acumulam transtornos em virtude do volume de água. São, pelo menos, 26 pessoas desabrigadas nas duas cidades, por causa da elevação. Em São Jerônimo, 11 tiveram que deixar suas casas e 15 no município vizinho.
Conforme a Defesa Civil de São Jerônimo, o nível dos rios que banham o município subiu sete centímetros durante a tarde, chegando a 5m10cm. Cem famílias são afetadas pela elevação do Jacuí e do Taquari.
De acordo com o órgão, o volume ultrapassou em 1m10cm a cota de inundação da região, causando transtornos, principalmente, no bairro Beira-Rio, o mais atingido da cidade e que contabiliza danos provocados pela cheia desde 6 de setembro.
Em Triunfo, o nível dos rios subiu durante a tarde e atingiu a marca de 5m6cm. A cota de inundação é de quatro metros e 80 centímetros. A Defesa Civil e a prefeitura do municipal estão auxiliando a população das localidades mais afetadas