O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou nesta quarta-feira (11). Segundo a Defesa Civil municipal, a última medição da régua automática no Cais Mauá era de 2m18cm, enquanto a cota de alerta é de 2m50cm. Na Região das Ilhas, a última medição da régua manual apontava 1m96cm, quatro centímetros abaixo da cota de alerta de 2m.
Ainda estão fora de suas residências devido às inundações 86 moradores da Ilha da Pintada. Todos estão sendo acolhidos na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A Rua Nossa Senhora da Boa Viagem já está alagada em alguns trechos, com a água na altura das canelas em alguns pontos.
Leandro Oliveira, 52 anos, é pescador e mora na Rua Nossa Senhora da Boa Viagem desde que nasceu. Ele relata que a água invadiu sua casa três vezes somente no mês de setembro. Sua esposa e seu neto estão abrigados nas casas de parentes, mas ele permanece no local por medo de saques.
— Tenho que ficar cuidando da casa porque roubam, né? Na última enchente, só consegui aproveitar o fogão, botijão e algumas roupas. Tudo está com cheiro de mofo, molhado e úmido. Além disso, há previsão de vento sul, o que não é bom — desabafa.
Outro morador da mesma rua, o pescador Jociel Lafortuna Macedo, 37 anos, descreve como um "estresse" o fato de tudo estar submerso. Sua esposa, filho, irmão e mãe estão abrigados em outro local, e a família não teve tempo de recuperar o que perdeu.
— A geladeira segue no alto. A máquina de lavar e as coisas mais leves a gente levanta na hora, conforme a gente vê que está subindo a água. Perdi colchão e cama porque pegou água e inchou. Se tem chance de recuperar mas perder de novo, é melhor nem comprar, melhor esperar mais um pouquinho — explica.
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta nesta quarta sobre a possibilidade de chuvas intensas, com até 50 milímetros, rajadas de vento entre 30km/h e 50km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O órgão orienta que a população evite circular nas ruas, busque abrigo em locais seguros, principalmente se reside em áreas de risco de inundações ou deslizamentos, evite esses locais e não atravesse alagamentos.