A Defesa Civil de Lajeado, no Vale do Taquari, fez a retirada de 24 famílias de suas casas devido à elevação do Rio Taquari. A ação preventiva ocorreu porque, entre a tarde de sábado (7) e a manhã de domingo (8), houve elevação gradual no nível do rio, que ultrapassou a cota de inundação de 19m e alagou algumas áreas centrais da cidade.
Segundo o órgão, os cerca de 70 moradores que tiveram que deixar seus lares foram encaminhados ao Centro Esportivo Municipal.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Gilmar de Souza Queiroz, o nível normal do Rio Taquari em Lajeado é de 13m.
— Como choveu bastante nas cabeceiras da bacia Taquari-Antas, esse nível se elevou e foi até 21m81cm. Então subiu 2m81cm acima da cota de inundação, que é de 19m – explica.
Conforme Queiroz, o pico foi atingido por volta das 12h deste domingo, mas desde o início da tarde o rio já demonstra sinais de recuo. Às 14h45min, a medição foi de 21m72cm.
— A tendência é de recuo até porque nas partes mais altas do rio já está em declínio há mais tempo, deve continuar em declínio — avalia.
As famílias retiradas de casa só poderão retornar às residências quando o Rio Taquari estiver abaixo dos 19m. A elevação do rio também fez com que trechos de pelo menos 11 ruas de Lajeado fossem interditadas devido ao acúmulo de água. O Parque dos Dick, no Centro, também foi atingido pela cheia.