Aos 99 anos, aposentada Elma Clara de Souza é uma sobrevivente da enchente que assolou municípios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Moradora de Roca Sales há três décadas, ela passou angustiantes nove horas agarrada a uma parreira enquanto as águas do rio invadiam a sua casa, que acabou sendo destruída.
Elma, como muitos da região, não acreditava que a enchente chegaria na sua moradia:
— Quando vi, já tinha água no meu quarto.
A cuidadora Carmem Beatriz Bedhun, que estava com o a idosa no momento que a água invadia a casa, ajudou Elma a chegar até a parreira, onde as duas se agarraram até a chegada do socorro.
— Colocamos uma tampa de ferro por cima daquela parreira. Apoiou eu e a vó pelo lado, para não cair. Eles pegaram os braços dela e ajudei a empurrar as pernas dela — conta a cuidadora.
O resgate ocorreu por meio de um helicóptero, que levou a idosa até o hospital do município de Encantado em estado grave, sofrendo de hipotermia devido ao longo período em águas geladas. Após dias de tratamento na UTI, Elma deixou a unidade de terapia intensiva no último sábado (9) e, agora, se recupera em um quarto da enfermaria.