A chuva forte que começou a atingir o Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (11) veio acompanhada de fortes rajadas de vento, sobretudo na Região Metropolitana e no sul do Estado. A ventania provocou a queda de galhos e árvores, chegando a deixar 81 mil pontos sem energia no Estado. No começo da tarde desta terça (12), contudo, esse número caiu para 67 mil.
Na área de concessão da CEEE Equatorial, conforme boletim divulgado por volta das 13h, são 51 mil clientes afetados. As regiões mais atingidas são a Metropolitana (16 mil clientes), Sul (15 mil), Litoral Norte (10 mil) e Centro-Sul (5 mil).
Os municípios mais afetados são Porto Alegre (8,5 mil), Canguçu (4 mil), Alvorada (3 mil), Viamão (2,8 mil), Capão da Canoa (2 mil), Santo Antônio da Patrulha (2 mil), Jaguarão (2 mil), Amaral Ferrador (1,5 mil), Pelotas (1 mil) e Camaquã (800).
Já na área de concessão da RGE, segundo boletim divulgado também por volta das 13h desta terça-feira, são 16 mil clientes sem energia elétrica, a maioria concentrada na Região das Missões e no norte do Estado.
Transtornos no RS
Na Capital, duas árvores caíram no bairro Mario Quintana. Além disso, por volta das 23h10min de segunda-feira, o telhado de um bar voou e atingiu um carro no estacionamento de um condomínio na Avenida Assis Brasil, próximo à Rua Dona Alzira.
O bar fica ao lado do prédio. Não houve feridos.
Na Região Metropolitana, durante a madrugada, foram removidas árvores que chegaram a bloquear parcialmente o trânsito na BR-290, em Eldorado do Sul, e na RS-118, em Viamão, no bairro Tarumã.