Moradores de pelo menos seis bairros de Porto Alegre relataram falta de energia elétrica no fim da noite desta segunda-feira (11). A instabilidade ocorreu em diferentes pontos da Capital após a incidência de fortes rajadas de vento.
Na Rua Coronel Fernando Machado, no Centro Histórico, a luz acabou por volta de 23h. Segundo relatos de moradores, a queda aconteceu após um breve período de intermitência com as luzes piscando.
Também houve registro de falta de luz na Zona Norte e Zona Leste, nos bairros Alvorada, Santa Fé, Jardim Leopoldina, Parque dos Maias e Alto Petrópolis.
As fortes rajadas de vento fizeram telhas voarem no bairro Menino Deus, conforme relato de moradora da região. E no bairro Azenha, há registros de um tapume caído na Avenida Ipiranga, esquina com a Avenida da Azenha.
De acordo com a EPTC, no bairro Rubem Berta, houve queda de árvore na Avenida Gamal Abdel Nasser, altura do número 175. O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre informa ainda que, até a 1h30min desta terça-feira (12), a equipe atendeu duas ocorrências de queda de árvore — ambas no bairro Mário Quintana.
Por volta das 23h10min, o telhado de um bar voou e atingiu um carro no estacionamento de um condomínio na Avenida Assis Brasil, próximo à Rua Dona Alzira. O bar fica ao lado do prédio. Não houve feridos.
Na Região Metropolitana, durante a madrugada, foram removidas árvores que chegaram a bloquear parcialmente o trânsito na BR-290, em Eldorado do Sul, e na RS-118, em Viamão, no bairro Tarumã.
A virada no tempo afetou também pelo menos 10 voos, que não conseguiram aterrissar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme informações do site Flightradar24, ao menos quatro voos tiveram que arremeter (procedimento de segurança quando uma aeronave desiste de pousar durante a aproximação da pista e volta a subir) entre 22h e 0h30min.
Na manhã desta terça-feira, a CEEE Equatorial informou que a chuva e a ventania deixaram 65 mil pontos sem energia elétrica na área de concessão da empresa. Os municípios mais afetados são Porto Alegre (13 mil clientes sem energia), Viamão (5 mil clientes), Alvorada (4 mil clientes sem energia), Arroio do Sal e Capão da Canoa com 5 mil clientes cada;, Camaquã (2,5 mil clientes sem energia), Canguçu (4 mil clientes) e Amaral Ferrador (1,5 mil clientes sem energia).
A reportagem também tentou contato com a Fraport para verificar como estão os voos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.