O temporal que atingiu Jaguarão, no sul do Estado, na tarde desta segunda-feira (11), deixou estragos por onde passou. A forte chuva, acompanhada de rajadas de vento, alagou residências e destelhou pelo menos duas escolas no município.
Devido aos danos, a prefeitura cancelou as aulas da rede municipal nesta terça (12) e quarta-feira (13). Na sexta-feira (8), o prefeito Rogério Cruz já havia decretado estado de emergência no município em razão dos estragos provocados pela chuva.
Segundo secretário de Desenvolvimento Rural de Jaguarão, Lindolfo Holdefer, choveu mais de 35 milímetros em cerca de 15 minutos na tarde desta segunda-feira. De acordo com o titular da pasta, pelo menos 10 famílias precisaram ser retiradas de suas casas e levadas para residências de parentes durante a tarde.
A Defesa Civil do município informa que o Rio Jaguarão está subindo sete centímetros por hora. O nível normal da bacia é de 1m70cm. Nesta tarde, o rio já alcançava a marca de 3m36cm. Segundo o órgão, com a previsão de chuva nos próximos dias, o rio deve chegar a 6m até quinta-feira (14), nível em que já atinge as residências próximas.
— Estamos acompanhando a situação. Na zona rural, tivemos problemas com cabeceiras de três pontes, conseguimos dar uma amenizada. Também tivemos problemas em algumas estradas. Temos o ginásio de esportes e o teatro municipal preparados para receber desabrigados — afirma o secretário.
Proprietária de uma gráfica localizada na área central de Jaguarão, Edina da Silva Calcagno registrou em vídeo a chuvarada que atingiu a cidade por volta de 16h desta segunda. Ela conta que a água invadiu um salão de beleza localizado ao lado da gráfica, na Rua Júlio de Castilhos.
— Em 14 anos que eu estou no mesmo lugar com a gráfica eu nunca vi a água subindo tanto — comenta.