A queda de granizo que ocorreu no último sábado (23) em Bagé, na Campanha, deixou prejuízo de cerca de R$ 60 milhões, segundo a prefeitura. Na estimativa divulgada nesta terça-feira (26), estão mais de 10 mil imóveis atingidos, incluindo 42 escolas municipais danificadas e 20 postos de saúde. Do número total de locais atingidos, a estimativa é de que 4,5 mil tiveram perdas totais nos telhados. Em função dos estragos em instituições de ensino, as aulas na rede municipal permanecem suspensas nesta quarta-feira (27). Desde o final de semana, a Defesa Civil da cidade já entregou mais de 16 mil telhas e pelo menos 300 rolos de lona à população. O prefeito Divaldo Lara esteve com o governador Eduardo Leite nesta terça para pedir medidas de apoio ao município.
Segundo Lara, o governador acenou com um cadastramento para as pessoas de baixa renda para o acesso a um programa social do Estado que pagará uma parcela de R$ 2,5 mil. As famílias serão cadastradas pela pasta de Assistência Social pelo CadÚnico.
Uma das solicitações feitas foi o auxílio para recuperação das escolas e postos de saúde. A prefeitura afirma que Leite garantiu que levará a demanda ao governo federal em agenda nesta quarta-feira, em Brasília.
Outro assunto tratado foi a falta de energia elétrica no município. Lara afirma que há regiões no interior que estão há mais de 30 dias sem luz e outras residências danificadas pelo granizo estão há mais de 80 horas sem energia.