O aguaceiro que castiga o Rio Grande do Sul nos últimos dias causou estragos na Campanha, na madrugada deste sábado (23). Em Bagé, casas foram danificadas por chuva de granizo registrada no município entre 4h e 4h30min.
Apesar de rápido, o fenômeno foi intenso. A Defesa Civil de Bagé informou que recebeu cerca de 10 mil chamados de moradores pedindo ajuda. O estoque de lona da cidade não deu conta da grande demanda. Até o momento, porém, não há registro de desabrigados.
Imagens encaminhadas à Defesa Civil mostram pedras de gelo do tamanho de ovos e partes da cidade cobertas pelo granizo. O vigia noturno Antônio Simões, 57 anos, estava trabalhando quando foi surpreendido pela intempérie.
— Foi muito feio. Estava na rua trabalhando quando vi aquele granizo e pessoas pedindo socorro. A gente ajudou como conseguiu — resumiu o vigia.
Imagens encaminhadas por Simões mostram o granizo atingindo veículos e tomando a rua. O município aguarda um reforço para o estoque de lonas e telhas, com uma carga que vem de Passo Fundo ainda na noite deste sábado. A prefeitura está se organizando para pedir ajuda ao governo do Estado e montou um comitê de crise para enfrentar os estragos.