A chuva com granizo que caiu na madrugada deste sábado (23) na parte sul do Estado causa transtornos em diversas cidades. Municípios como Arroio do Padre, São Lourenço do Sul e Bagé contabilizam os estragos.
Em Bagé, na Campanha, a prefeitura reuniu todas as secretarias nesta manhã e contabilizou, inicialmente, que 8 mil pessoas foram afetadas. Inclusive, informou que há falta de lonas para atender as residências atingidas.
— A demanda foi muito maior do que qualquer previsão. A Defesa Civil (municipal) já está solicitando apoio da Defesa Civil do Estado, e todos os esforços para compra de novas lonas estão sendo realizados. As residências que necessitam de lonas estão sendo cadastradas nos ginásios abertos à população — afirmou a secretária municipal de Turismo, Aliane Da Croce.
No Sul, a Defesa Civil de São Lourenço do Sul segue distribuindo lonas para moradores de cerca de 20 residências que pediram ajuda. A maioria das moradias é da área central do município.
Em Arroio do Padre, o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil local, Edegar Renk, afirmou que 250 das 700 casas da cidade foram atingidas por pedras de gelo "do tamanho de um ovo de galinha".
— Situação bem delicada. Foi uma chuva de granizo nunca vista no município.
Conforme o vice-prefeito, o Centro de Eventos do município e a Escola Municipal Benjamin Constant, a maior da cidade, tiveram os telhados destruídos.
Foram recebidos relatos de chuva de granizo ainda em Candiota, Turuçu, Morro Redondo, Santana do Livramento e Pinheiro Machado. Nesses locais, os estragos também estão sendo contabilizamos pelas prefeituras.
Colaborou Rodrigo Gonçalves, da RBS TV.