Faxinal do Soturno, na Região Central do Estado, foi fortemente afetado pela chuva de granizo que caiu na madrugada desta terça-feira (26). Conforme o prefeito do município, Clóvis Montagner, cerca de 500 residências tiveram os telhados danificados, especialmente na área urbana.
Em entrevista ao Timeline desta terça-feira, na Rádio Gaúcha, o prefeito disse que a situação é grave. — Nunca vi nada parecido, cerca de 500 casas foram atingidas. Todo o estoque de lona disponível na cidade e em municípios próximos nós utilizamos. Agora tem uma equipe nossa indo até Santa Maria para ver com a Defesa Civil de lá para nos socorrer. — afirmou.
A chuva de granizo começou por volta das 5h. Desde então, a Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros voluntários atuam na ajuda aos afetados. As secretarias de Assistência Social e de Obras também prestam auxílio.
— Estamos desde as 5h atendendo a população. A cidade foi fortemente atingida pelo granizo. Muitas coberturas e telhados foram danificados. Estamos aqui com a Defesa Civil fazendo o atendimento da população.
Cerca de 50 pessoas foram levadas para o Parque de Exposições do município. A capacidade é para até 100 pessoas. Caso necessário, o Ginásio Municipal de esportes também será preparado.
Em São Pedro do Sul, também na Região Central, conforme o batalhão do Corpo de Bombeiros do município mais de uma dezena de chamados foram atendidos por conta de destelhamentos. Ainda não há um número exato de residências atingidas.
Em Santa Maria houve pelo menos duas ocorrências de chuva de granizo entre às 4h30min e 5h. Conforme a Defesa Civil do município, apenas uma casa no bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste, teve o telhado danificado.