Em Taquara, no Vale do Paranhana, o nível do Rio do Sinos começou a baixar nesta quarta-feira (6). No município, 42 moradores tiveram de ser retirados de suas casas em razão da cheia do entre domingo (3) e terça-feira (5). A região mais afetada é o bairro Empresa, onde as ruas Lima, Buenos Aires, La Paz e Passo Fundo registram alagamentos. Conforme a Defesa Civil do município, o volume de água diminuiu 15 centímetros na região.
Na mesma região, o Loteamento Olaria também foi afetado, mas nenhuma residência chegou a ser atingida. A inundação também chegou ao campo do Olaria. Os moradores afetados foram encaminhados para o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla, onde estão abrigados temporariamente.
Conforme a Defesa Civil de Taquara, a redução é lenta e deve continuar nas próximas horas. Não há previsão de chuva para o município para os próximos dias. A prefeitura afirma que, juntamente ao Grupo de Ação Emergencial — composto por Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e servidores de secretarias municipais —, seguirá de plantão, monitorando possíveis alterações climáticas.
Também foram registrados pontos de alagamentos em estradas próximas aos rios Padilha e Ilha, no interior de Taquara. No bairro Santa Maria, em razão da cheia do Rio Paranhana, a Rua João Manoel Corrêa está com localidades alagadas. Segundo o Observatório Heller & Jung, entre domingo e terça-feira, foram registrados quase 190 milímetros de chuva no município.
De acordo com a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, mesmo com a situação amenizada momentaneamente, as equipes continuarão de plantão para agir com alertas e possíveis remoções de moradores, se necessário.
— É um alívio saber que o nível do Rio dos Sinos está reduzindo. Estamos na torcida para que não volte a chover em grande volume, para que logo seja possível voltarmos à normalidade — apontou a prefeita.
Segundo a Defesa Civil, dois deslizamentos de terra foram registrados na cidade. O primeiro deles em uma estrada na região de Alto Tucanos e outro em uma residência do bairro Empresa. Ninguém se feriu.
A Defesa Civil também informa que, a partir de Taquara, o rio está em elevação. Foi emitido alerta até as 14h de quinta-feira (7).