A forte chuva que atingiu o sul do Estado nesta segunda-feira (11) causou transtornos a moradores e cancelamento de atividades de ensino. Em Jaguarão, residências foram alagadas e ao menos duas escolas foram destelhadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 61 milímetros em oito horas no município.
Ao menos seis municípios suspenderam aulas da rede municipal na terça (12) e na quarta (13). Além de Jaguarão, é o caso de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Pedro Osório e São Lourenço do Sul. Em Cerrito e Morro Redondo, as aulas serão interrompidas apenas nesta terça. Já em Arroio Grande, a interrupção vale somente para algumas escolas. A Universidade Federal do Rio Grande também suspendeu as atividades até quarta. A suspensão tem caráter preventivo pela previsão de mais chuvas nas próximas horas.
O coordenador da 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, esteve em Jaguarão na noite de segunda-feira para uma reunião com representantes do município. Conforme Facin, dez pessoas foram encaminhadas para casas de parentes por precaução. Lonas também foram disponibilizadas ao município. Há também a previsão de entrega de donativos na terça-feira. Na região, há registro de chuva forte e queda de granizo, mas sem danos maiores.
— O que mais preocupa neste momento é a chuva intensa e a possibilidade de uma elevação dos mananciais hídricos. Trabalhamos aqui na Região Sul de uma forma bastante integrada. Pela manhã fizemos uma reunião com todos os organismos representativos da região — relata Facin.
Em Rio Grande, choveu mais de 45 milímetros nas últimas horas, de acordo com a Defesa Civil, e há pontos de alagamentos. O órgão fez entrega de lonas em diversos bairros do município. Em Pelotas, conforme o Inmet, choveu 26 milímetros nas últimas horas.