O produtor rural Marino Jesus Ferreira, 73 anos, aguarda desde o dia 5 de setembro o restabelecimento da energia elétrica na sua propriedade em Estrada da Cinza, no interior de Palmares do Sul, no Litoral Norte. O problema também afeta a captação de água pelo poço artesiano da família.
Ferreira afirma que a situação foi causada, no começo do mês, pela força do vento, que arrebentou a fiação de um transformador na localidade. Desde então, o produtor diz ter entrado em contato com a CEEE Equatorial pelo menos 30 vezes.
— Não sei mais para quem recorrer. Uma pessoa ficar meio mês sem luz e sem água, dependendo dos outros para continuar, com 73 anos como eu tenho, é terrível — desabafa.
Ao longo das últimas duas semanas, Ferreira afirma que equipes da CEEE Equatorial estiveram no local em duas oportunidades e retiraram uma parte da fiação, que não teria sido completamente reposta, e, com isso, a energia ainda não foi restabelecida. Segundo o produtor, duas propriedades vizinhas também são afetadas.
Em contatos recentes com a companhia, Ferreira diz ter ouvido dos atendentes que o problema já havia sido resolvido, e orientado a ligar para a ouvidoria da empresa. Ele seguiu a orientação e disse que, no contato, afirmaram que a situação seria resolvida, o que não ocorreu até esta segunda-feira (18).
A esposa de Marino, Sandra Maria Ferreira, que tem diabetes e precisa aplicar insulina para o controle da doença, já saiu da residência e foi para a casa da filha onde aguarda até que a situação seja normalizada. Enquanto isso, a família amarga prejuízo com a perda de pelo menos 40kg de carne e 30kg de aipim, dentre outros alimentos que estavam armazenados no freezer:
— O que tinha no freezer está tudo estragado. Tinha carne e ficou toda roxa. Tentei manter com gelo, mas não aguenta muito tempo.
O que diz a CEEE Equatorial
Procurada, a CEEE Equatorial informou que a demanda foi atendida em uma ocorrência coletiva, solucionada no dia 14 de setembro pela equipe de manutenção. A empresa afirma que foi gerada uma nova ocorrência individual para verificação deste caso específico. Questionada sobre quando o conserto será realizado, a companhia afirmou que "depende do diagnóstico da manutenção".