As cheias dos rios Uruguai e Ibirapuitã afetam cidades da região da Fronteira Oeste e da Campanha do Estado. Em Alegrete, São Borja e Dom Pedrito, moradores foram obrigados a deixar as suas casas e buscar abrigo em outros locais.
Nesta sexta-feira (8), a Defesa Civil estadual emitiu alerta de elevação dos rios Uruguai, Ibirapuitã, Piratini e Santa Maria. O comunicado tem validade até às 13h de sábado (9).
Em Alegrete, o nível do Rio Ibirapuitã chegou a 10,54m e ultrapassou a cota de inundação de 9,70m. O município já contabiliza 126 desalojados ou desabrigados.
Os bairros mais atingidos são Vila Nova, Santo Antônio, Canudos, Macedo e Promorar. A prefeitura disponibilizou dois abrigos aos moradores: o ginásio Oswaldo Aranha e o Posto Bairro Macedo. O coordenador da Defesa Civil de Alegrete, Renato de Santana Arnoud Grande, explica que o nível do Rio Ibirapuitã está subindo 1cm por hora.
— Tem previsão de chuva para os próximos dias em Alegrete e Santana do Livramento, o que deve aumentar o volume do rio. Não vai dar tempo de baixar. Por isso vamos manter as equipes mobilizadas com apoio do Exército e de voluntários — alerta.
O governo do Estado acompanha o aumento do nível das águas através da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. O hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação, explica que o Rio Ibirapuitã já ultrapassou a cota de inundação nesta sexta.
— É um rio com resposta mais rápida, é menor, e choveu bastante na metade Sul nos últimos três dias. Para a região da Campanha tem previsão de 50mm de chuva, entre sexta-feira e domingo, o que hidrologicamente não é muito elevado. Porém deve manter a resposta do Rio Ibirapuitã, em Alegrete, que está subindo de forma um tanto lento —avalia.
Em Dom Pedrito, na Campanha, o nível do Rio Santa Maria também subiu e ficou 5,60m acima do nível normal. Em função da cheia, houve alagamento em vários pontos da cidade. Conforme a prefeitura, duas famílias foram retiradas de suas casas. Cinco pessoas estão abrigadas na escola Alda Seabra e outras três foram para a casa de familiares.
Em São Borja, na região da Fronteira Oeste, o Rio Uruguai atingiu 9,51m, ultrapassando o nível de inundação de 9m. Conforme a Defesa Civil, o nível do rio sobe 3cm por hora. Pelo menos 24 pessoas deixaram suas casas. Camargo afirma que as chuvas previstas para os próximos dias não devem provocar estragos na região.
— Temos uma elevação do Rio Uruguai, em São Borja, onde a água está atingindo a região do Porto Mauá, mas nada muito extremo. Isso é decorrente de todas as chuvas que aconteceram no norte do Estado. O que choveu na Bacia do Rio Uruguai está escoando para o Rio Uruguai e está chegando em São Borja, chegando em Itaqui também um pouco e posteriormente em Uruguaiana — ressalta.