Uma chuva de granizo danificou mais de 300 imóveis em Muçum, no Vale do Taquari. O temporal atingiu o município por volta de 18h desta quarta-feira (23) e afetou toda a área urbana e parte do interior.
Conforme o prefeito, Mateus Trojan, algumas famílias tiveram que deixar as casas e foram abrigadas em residências de familiares ou conhecidos.
— É um temporal que, segundo o pessoal mais antigo, jamais foi visto por aqui. Pedras grandes e muito contínuo. Ficamos em torno de 10 minutos de granizo intenso, o que agravou a situação das residências. Praticamente todas as casas com telhado de brasilit tiveram a estrutura comprometida — relata Trojan.
O dado de 300 residências atingidas é preliminar. De acordo com o chefe do Executivo, esse número deve ser maior. Lonas e telhas estão sendo distribuídas por voluntários para moradores atingidos. Lavouras no interior também foram danificadas, mas ainda não há uma contabilização do prejuízo.
As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas nesta quinta-feira. Parte do município teve o abastecimento de água comprometido.
Municípios próximos, como Encantado, Vespasiano Corrêa, Roca Sales e Nova Bréscia também registraram queda de granizo nas últimas horas. Há registro de estragos localizados, principalmente na área rural.