O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quarta (16) que o apagão que afetou o Distrito Federal e 25 Estados, na terça-feira (15), foi resultado de "erro técnico". Ainda segundo ele, o governo está agindo com urgência para esclarecer as circunstâncias do incidente.
— Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade — afirmou.
Segundo o ministro, o Brasil está atualmente com "sobra de energia", o que faz com que o blecaute recente seja distinto dos incidentes enfrentados pelo país no passado.
— Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda que oferta, o que levava ao colapso no sistema — explicou.
As afirmações foram realizadas durante a transmissão do programa Bom Dia Ministro, produzido pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
— Não é o caso nesse momento, nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então, não há razão nem de oferta nem de demanda — comparou.
Ministro convoca reunião extraordinária
Também nesta quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou para as 14h30min reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O colegiado é responsável por acompanhar e avaliar a continuidade e segurança do suprimento energético em todo território nacional.
No período da manhã, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energético (EPE) participam de reunião técnica preparatória no Ministério de Minas e Energia.
Apesar de previsto na agenda do ministro, o encontro está sendo conduzido pelo secretário-executivo da pasta, Efrain da Cruz.