Famílias de baixa renda de mais 19 municípios do Rio Grande do Sul podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito de parabólica digital. O equipamento serve para que as pessoas continuem com acesso ao sinal de TV aberta mesmo depois que as parabólicas tradicionais deixem de funcionar.
É a quarta etapa do programa. As cidades contempladas são Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Muçum, Roca Sales, Teutônia, Vespasiano Corrêa e Westfália, no Vale do Taquari; e Capão da Canoa, Osório, Imbé, Torres e Tramandaí, no Litoral Norte. Ao todo, 3,6 mil famílias devem ser beneficiadas, segundo a entidade Siga Antenado, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV digital.
Para saber se tem direito ao programa e fazer o agendamento, o cidadão precisa entrar em contato pelo número 0800-729-2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É necessário ter CPF ou Número de Identificação Social (NIS) em mãos.
Troca necessária
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Ou seja, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir aos canais de televisão aberta. Outro problema, segundo Siga Antenado, é a possibilidade de interferência da tecnologia 5G no antigo sinal.
Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.
No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, outras 194 cidades continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. Entre elas, estão, por exemplo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Gramado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria.