O Rio Grande do Sul registrou neste sábado (29) temperatura negativa. Foi no município de São José dos Ausentes, com a marca de -0,2°C. A sensação térmica foi ainda menor, de -3,8°C. O tempo segue firme em todo o Estado, com predomínio de sol e algumas nuvens.
Os municípios de Cambará do Sul, Lagoa Vermelha, Soledade e Vacaria também marcaram sensação térmica negativa neste sábado. A temperatura, no entanto, ficou acima dos 0°C. Em Vacaria, nos Campos de Cima Serra, por exemplo, a temperatura era de 1,9°C às 8h31min, e a sensação chegou a -4,3°C.
De acordo com a Climatempo, é a alta pressão e a massa de ar polar que avança sobre o Estado que estão ocasionando temperaturas baixas na região.
Além do tempo ensolarado e frio, o Estado também registra rajadas de vento. No Litoral Norte, entre Tramandaí e Torres, a intensidade deve variar entre 40 km/h e 50 km/h.
Tanto neste sábado quanto domingo, há risco de geada no Sudoeste, Centro e Nordeste.
Previsões para os próximos três dias
Para domingo (30), a previsão segue de tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, e as temperaturas sobem um pouco, segundo o Climatempo. No centro e leste do Estado, o sol aparece entre nuvens. Há previsão de nevoeiro na parte Nordeste, incluindo Porto Alegre. Há possibilidade de geada na parte nordeste do Estado, na divisa com Santa Catarina.
Já na segunda-feira (31), uma segunda frente de alta pressão avança sobre o Estado, prevê a Climatempo, o que deve manter o céu limpo. O sol predomina em toda a faixa Centro-Oeste. O frio se mantém, mas as temperaturas se elevam um pouco mais. Na faixa litorânea, não há previsão de chuva, e o sol aparece entre nuvens.
Na terça-feira (1º), o tempo segue firme. Na região litorânea, incluindo na Capital, o sol aparece entre nuvens. Não há previsão de chuva. A temperatura ganha mais amplitude.