Dezenas de pessoas foram retiradas de casa em decorrência da forte chuva que atingiu o município de Lindolfo Collor, no Vale do Sinos, nas últimas horas. As águas do Rio Feitoria, que passa pela região, avançaram rapidamente e alagaram diversos pontos da cidade.
Um vídeo divulgado pela Brigada Militar (assista acima) mostra um resgate feito pelo helicóptero do batalhão de aviação da corporação. Nas imagens, um morador de Lindolfo Collor, que se encontrava ilhado, foi localizado e resgatado juntamente com o cachorro.
O Corpo de Bombeiros também atuou na região e teve que contar com ajuda de retroescavadeiras para conseguir passar por trechos atingidos pela enchente.
Entre as pessoas que foram resgatadas, está um homem que ficou cinco horas pendurado em uma árvore. Segundo a Defesa Civil, ele estava dirigindo quando o carro em que estava capotou em meio à cheia. Na sequência, o motorista resolveu escalar um tronco para se proteger das chuvas. Após ser resgatado, o homem foi levado ao hospital e não corre risco.
+ VÍDEOS: a destruição causada pela chuva no RS
Além dos bombeiros, moradores da cidade auxiliaram no resgate de algumas pessoas ilhadas.
O pescador Adélio Storck, 51 anos, utilizou a própria embarcação para ajudar a retirar famílias atingidas. Desde o início da madrugada, ele resgatou mais de 30 pessoas que estavam com dificuldades de sair de casa (veja o vídeo abaixo).
Ainda não há um número exato de pessoas atingidas pela tempestade no município. A população desabrigada está sendo encaminhada para igrejas da cidade. O prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, diz se tratar de um dos acontecimentos mais trágicos da história da localidade.
— Pegou todo mundo de surpresa. O volume de água chegou e, em menos de três horas, alagou todo o centro da cidade — disse.
A prefeitura deve publicar ainda nesta sexta-feira um decreto de calamidade pública.