A Prefeitura Municipal de Caraá, no Litoral Norte, confirmou, na tarde desta sexta-feira (16), que realiza buscas para localizar, pelo menos, oito pessoas desaparecidas em decorrência de enxurradas pelo transbordamento dos rios Caraá e Sinos, que percorrem a cidade vizinha a Santo Antônio da Patrulha.
Um dos casos trata de três pessoas de uma mesma família, sendo dois idosos, de 75 e 73 anos, e uma adolescente de 14 anos, que teriam sido arrastados pelas águas na localidade de Passo do Marco. Imagens registraram o momento em que a casa onde eles estariam, segundo a prefeitura, é arrastada pela enxurrada.
Pai e filho, um menino de 10 anos, além do proprietário de um camping para lazer, também estão sumidos. Eles teriam sido surpreendidos pelo avanço da cheia em um balneário localizado às margens do Rio dos Sinos.
As outras duas pessoas que tiveram seu desaparecimento confirmado pelas autoridades são uma mulher de 60 anos, também residente na localidade de Passo do Marco, e um morador da localidade de Vila Nova, cuja identificação ainda está pendente.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da prefeitura atuam com apoio da Defesa Civil do Estado e das Forças Armadas, com suporte de embarcações, mergulhadores e aeronave com objetivo de cobrir os territórios de possível localização dos desaparecidos.
Caraá enfrenta problemas de telecomunicações e tem seus acessos viários obstruídos. A ponte próxima à divisa com Santo Antônio da Patrulha teve danos e ficou interditada. Um automóvel foi arrastado para as águas e o motorista precisou ser socorrido.
— As buscas prosseguirão enquanto as condições de tempo permitirem. Estamos percorrendo as regiões e poderá haver aumento na quantidade de pessoas desaparecidas — informou o prefeito da cidade, Magdiel da Silva.
Segundo o gestor, que coordena parte das ações de resgate e atendimento, até as 17h, o município registrava mais de 180 pessoas desalojadas e 25 desabrigadas. A população está sendo atendida no CTG Sentinela do Sinos, situado em frente à Prefeitura Municipal.