Três estabelecimentos comerciais de Entre-Ijuís, na Região das Missões, foram fiscalizados e autuados pela força-tarefa do Programa Segurança Alimentar RS, liderado pelo Ministério Público (MP). Ao todo, 1,3 tonelada de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos nos locais nesta quarta-feira (31). No dia anterior, outra tonelada havia sido recolhida em Santo Ângelo.
Entre os produtos flagrados na ação mais recente, estavam, principalmente, carnes de gado, frango e peixe. Os alimentos foram descartados.
Em um dos mercados fiscalizados, também houve a apreensão, de maneira cautelar, de soda cáustica e raticida. As principais irregularidades encontradas foram falta de nota fiscal, alimentos vencidos e armazenados em temperatura inadequada.
O grupo de agentes era composto pelos servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) — Segurança Alimentar, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Vigilância Sanitária Municipal de Entre-Ijuís, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Reportagem de GZH publicada em março mostrou que, desde que foi criada, em 2016, a força-tarefa já alcançou mais de 270 municípios gaúchos. A quantidade de alimentos apreendidos tem aumentado a cada ano. Em 2021, foram 44,9 toneladas e, em 2022, 98,9 toneladas. O acréscimo foi de 120%.