O menino de um ano e quatro meses internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre após ter sido atropelado por um carro ao engatinhar até o meio da rua em Itaqui, na Fronteira Oeste, estava acordando da sedação durante a tarde deste sábado (20). A criança, que foi diagnosticada com traumatismo cranioencefálico e passou por cirurgia para colocar um dreno no cérebro, abriu os olhos e ganhou de mamar da mãe Lidiana Costa, que o acompanha na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
— Ele está acordando agora e se alimentando de mamar devagar. Está melhorando e, graças a Deus, se estabilizando — compartilhou a mãe, demonstrando alívio e agradecendo pelas orações e pelo apoio de todos que estão ajudando os familiares.
Segundo Lidiana, o filho tem demonstrado reação no HPS.
— Ele já está abrindo os olhos e começando a prestar atenção. Tudo isso já é uma grande vitória — afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital informou, durante a tarde deste sábado, que o menino "segue estável, passou por cirurgia e aos poucos vem sendo reduzida a sedação."
Como foi
A criança foi atropelada por um carro após engatinhar até o meio da Rua Guararapes, no bairro Chácara, em frente à casa da família. O Conselho Tutelar de Itaqui informou que o menino brincava no quintal e teria engatinhado até o meio da rua sem os familiares perceberem. Foi quando um veículo passou e o atropelou. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento.
O tio da criança foi quem percebeu o atropelamento e correu para resgatá-la. Em razão da gravidade dos ferimentos, o menino foi conduzido ao Hospital São Patrício de Itaqui. Em seguida, foi levado para Uruguaiana e, posteriormente, para Porto Alegre. Na quinta-feira (18), foi feita a cirurgia para colocação do dreno no cérebro da criança.
O motorista não prestou socorro, mas se apresentou com advogado na delegacia do município, onde foi liberado e deverá responder ao caso em liberdade. O delegado responsável pela investigação, Ericson Mota, disse mais cedo para GZH que não poderia repassar mais detalhes.