Após a repercussão do seu casamento com uma adolescente de 16 anos e a nomeação da sogra para um cargo público, o prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, 65 anos, exonerou a secretária de Cultura e Turismo, Marilene Rôde, em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (26). As informações são do g1.
Na terça-feira (25), o político deixou o Cidadania, partido ao qual era filiado desde 2009, no mesmo dia em que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que investigará a nomeação de Marilene. O orgão deve apurar possível prática de nepotismo, considerado improbidade administrativa, uma vez que a Constituição Federal proíbe agentes públicos de nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público.
Em nota, o político agradeceu ao partido, o único ao qual já foi filiado em sua carreira política. Hissam está no segundo mandato como prefeito de Araucária, cidade na região metropolitana de Curitiba.
Servidora de carreira, Marilene foi indicada para a secretaria de Cultura um dia após união entre o prefeito e a sua filha de 16 anos. O casamento foi realizado um dia depois de ela completar a idade mínima autorizada pela legislação brasileira para formalizar a união. De acordo com o MP-PR, informações sobre o caso são sigilosas por envolver uma adolescente.
A prefeitura de Araucária havia emitido nota na qual afirmava que a nomeação de Marilene era "ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público". Agora, em novo texto, diz que a servidora deve voltar a trabalhar em Colombo, também na região metropolitana de Curitiba, sem detalhar órgão e função. A administração municipal não justificou o motivo da exoneração.