Até as 21h desta segunda-feira (20), pelo menos 7 mil clientes estavam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul por causa de temporais que atingiram pontos isolados do Estado nesta tarde.
Segundo a RGE, os clientes foram mais afetados em Gravataí, na Região Metropolitana. Na área da CEEE Equatorial, as interrupções não foram generalizadas. No começo da noite, havia cerca de 23 mil locais desabastecidos.
De acordo com a RGE, os danos foram causados por fortes ventos e descargas elétricas, principalmente por galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos. Equipes da empresa estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento. Ainda não há uma previsão de normalização do serviço.
Em Porto Alegre, a falta de energia, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), deixou a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, na zona norte, ficou parada por duas horas e meia. A estrutura atende os bairros Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.
A ETA Menino Deus também teve falta de luz, mas o serviço foi rapidamente restabelecido.
A CEEE Equatorial informou que atende apenas "casos pontuais" após o temporal em Porto Alegre, mas "dentro da normalidade e sem grande contingência". Equipes estão trabalhando para restabelecimento.