A prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, realizou uma força-tarefa para a limpeza de trechos e vias que foram atingidas pelos alagamentos e deslizamentos que ocorreram no Estado. As equipes focaram, principalmente, na retirada da lama e entulhos em partes com fluxo de veículos e pedestres.
Na faixa de areia da praia, alargada no ano passado, foi necessário o uso de máquinas especializadas para repor o material do solo, que passou pelo processo de erosão em função da água.
Sete caminhões basculantes, cinco hidrojatos, três patrolas e uma carregadeira foram utilizados para retirar as madeiras, restos de mobiliários, galhos e lixo foram varridos das vias, assim como a lavagem do asfalto.
A retirada dos materiais que bloqueiam os trechos, começaram na quarta-feira (21) e tiveram continuidade nesta quinta-feira (22). A Rua Torta, ciclovia que virou ponto turístico do município, também passou por uma revitalização forçada.
A prefeitura decretou situação de emergência ainda terça-feira. Na quarta-feira, Balneário Camboriú amanheceu sem chuvas, permitindo que as manutenções fossem feitas.