Pelo menos 20 mil gaúchos, só na área de atuação da RGE, estão sem energia elétrica em decorrência do temporal que atingiu diversas regiões do RS nesta segunda-feira (12). Entre o fim da tarde e as 23h30min, o número chegava a 30 mil. Conforme a concessionária, os municípios atingidos estão principalmente na Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo e no Vale do Taquari.
O problema é provocado por danos na rede de energia elétrica, ocasionados por galhos e objetos que foram arremessados sobre fios e outros equipamentos, conforme a empresa. Em nota, a RGE aponta que "está totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes atingidos no menor tempo possível".
Na área de atendimento da CEEE Equatorial também há registros de falta de energia. A concessionária não divulgou o número de clientes afetados, mas informou que as áreas mais afetadas foram a Região Metropolitana, a Região Central e o sul do RS. As equipes trabalham durante a noite para resolver os problemas.
Os municípios mais atingidos foram: Porto Alegre, Viamão, São Lourenço do Sul, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Cerrito, Capão do Leão, Piratini, Eldorado do Sul, Rio Grande e Alvorada.
Abastecimento de água prejudicado na Capital
Na Capital, o abastecimento de água foi afetado em quatro bairros. No início da noite, a Estação de Bombeamento Bordini parou por falta de luz, prejudicando o abastecimento para moradores dos bairros Bela Vista, Mont'Serrat e Moinhos de Vento, e parte do bairro Auxiliadora. Por volta de 21h, a energia foi restabelecida e a estação religada .
Destelhamentos no Norte
Em Soledade, no norte do RS, a chuva e as fortes rajadas de vento que alcançaram o município por volta de 18h causaram destelhamentos e arrancaram árvores. A unidade de saúde do bairro Ipiranga e a escola de Ensino Fundamental Anselmo Primmaz tiveram o telhado arrancado.
No centro da cidade, um automóvel foi atingido por uma árvore e o Corpo de Bombeiros precisou auxiliar na remoção dos galhos. Ninguém se feriu.
Na praça central, a decoração de Natal foi danificada.
Upa interditada em Canoas
Em Canoas, na Região Metropolitana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco foi interditada após um raio destruir a caixa d’água da unidade, caindo próximo ao reservatório de oxigênio. Segundo a prefeitura, os pacientes foram removidos para a UPA Boqueirão e para o Hospital Universitário (HU).
Segundo o secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, a empresa Air Liquid, responsável pelo tanque de oxigênio, foi avisada para prestar os devidos auxílios. Segundo ele, após a ação do Corpo de Bombeiros, a prefeitura vai avaliar junto com a Defesa Civil as condições estruturais da unidade para iniciar a devida manutenção.
Atendimentos nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no HU
A Secretaria Municipal de Saúde pede para que a população procure atendimento nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no Hospital Universitário (HU) até que a situação seja normalizada.
Confira abaixo os endereços das unidades:
UPA Boqueirão
Avenida Boqueirão, 2.900 – bairro Estância Velha
UPA Caçapava
Rua Caçapava, 201 – bairro Mathias Velho
Hospital Universitário
Avenida Farroupilha, 8.001 – bairro São José
Depois do alerta, tempo firme
Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira (12) apontou a chegada de uma tempestade categorizada como perigosa, para cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Na terça-feira (13), o tempo deve voltar a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. A frente fria que atinge o Estado nesta segunda — e que provoca chuva no Estado — amenizará o calorão em algumas regiões. Porém, alguns municípios da Fronteira Oeste, da Região Central e do Noroeste poderão registrar temperaturas acima de 30°C.