O deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, que deixou ao menos uma pessoa morta e arrastou pelo menos 15 carros e seis caminhões, na noite de segunda-feira (28), conforme dados da Defesa Civil e do governo estadual, atingiu o veículo do prefeito da cidade, Roberto Justus, que estava com o seu motorista, Cláudio Margarida, quando foram surpreendidos com o desabamento da encosta.
Em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (29), Justus confirmou a morte de uma pessoa, que seria um caminhoneiro, projetado para fora da cabine com o impacto. O chefe do Executivo também revelou que uma pessoa foi socorrida com vida do local.
Equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e concessionária atuam nas buscas no local, e Justus disse que, até a madrugada, ainda buscavam quatro desaparecidos sob a lama. De acordo com o prefeito, a queda de barreira aconteceu sobre uma ponte:
— (As pessoas desaparecidas) podem estar dentro de veículos que foram soterrados, mas também podem ter sido empurradas para fora da ponte. Isso tudo aconteceu numa ponte que tem quase 60 metros de altura. Um rio passa por baixo dela, o rio estava com volume muito grande, bastante correnteza.
Pelas redes sociais, Justus relatou o momento da tragédia.
— Uma coisa horrorosa. A montanha veio abaixo, nos carregou para cima dos outros carros e nós só estamos vivos por um livramento de Deus — relatou o prefeito em vídeo divulgado no Instagram.
Além do prefeito e do motorista, outras pessoas que aguardavam em seus carros também foram atingidas pela lama. Ao Atualidade, Justus disse que ainda está bastante abalado e detalhou o acontecido:
— Um mar de lama, pedra, árvore, tronco me atingiu na porta do carro. Eu estava no banco do passageiro. E aquele impacto foi tão grande que imagino que deve ter me alçado para cima. A lama foi subindo, foi me erguendo, me erguendo, até que fui empurrado para a pista contrária. Acredito que, com lama e tudo, acabamos ficando em cima dos veículos que estavam na outra pista, até que o carro parasse, ele tombou, a gente quebrou o vidro, eu e o Cláudio, meu motorista, saímos de lá, por milagre, sem nenhum arranhão — narrou o prefeito. — Ainda não consigo entender como aquela lama toda, em vez de cair em cima da gente, passou por baixo e nos ergueu — acrescentou.
Ouça a entrevista do prefeito de Guaratuba ao Atualidade:
O deslizamento ocorreu em razão da forte chuva que atinge os Estados de Santa Catarina e Paraná nos últimos dias, provocando alagamentos e deslizamentos de terra, deixando pessoas desalojadas e rodovias bloqueadas.