O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) retomou, nesta quinta-feira (3), 100% das atividades. Parte dos trabalhos estava suspensa devido a um ataque hacker ocorrido há mais de um mês, em 26 de setembro. Quando o ataque foi registrado, toda a rede de computadores e todos os sistemas, internos e externos, da Corte foram retirados do ar, como medida de contingência.
As atividades foram retomadas por volta das 8h30min desta quinta, com o acesso às comunicações externas e a todas as ferramentas de trabalho. Com isso, o site do TCE-RS voltou a funcionar. Os prazos processuais e administrativos também foram retomados. As sessões de julgamento voltarão a ocorrer em 21 de novembro.
Segundo o TCE-RS, havia um receio de que houvesse algum tipo de erro nos sistemas devido ao acúmulo de informações. No entanto, a operação ocorre com normalidade.
Em retorno parcial já tinha ocorrido em 24 de outubro. A partir desta data os sistemas internos ficaram novamente acessíveis.
Conforme o TCE-RS, a apuração feita até agora indica que não houve perda de informações e nem exposição de dados sigilosos. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).