O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) iniciou, nesta segunda-feira (24), a retomada parcial de atividades, que estavam limitadas devido a um ataque hacker. O episódio ocorreu há quase um mês, em 26 de setembro. Quando o ataque foi registrado, toda a rede de computadores e todos os sistemas, internos e externos, da Corte foram retirados do ar.
Com o retorno parcial, os servidores passam a poder acessar todos os sistemas internos. Com isso, é possível monitorar algumas atividades, como licitações, e dar continuidade a alguns processos.
O acesso externo, no entanto, segue suspenso. Por isso, o site do TCE-RS continua fora do ar, e os servidores não conseguem se comunicar com municípios e Estado por meio eletrônico. As prefeituras também não conseguem enviar documentação via sistema.
Os prazos processuais e administrativos continuam suspensos, assim como sessões de julgamento.
A previsão é de que a normalização das atividades ocorra em 3 de novembro, com o retorno de todos os sistemas externos, reativação do site e retomada de prazos processuais e administrativos. Já as sessões devem voltar a ocorrer somente no dia 21 de novembro.
Segundo o TCE-RS, a apuração feita até agora indica que não houve perda de informações e nem exposição de dados sigilosos. Uma empresa foi contratada para monitorar o processo e dar garantia de um retorno seguro.
O TCE-RS segue com atendimento presencial, tanto na sede quanto nos serviços regionais. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).