Em razão dos transtornos causados pelos temporais desta segunda-feira (15), pelo menos cinco prefeituras optaram por suspender as aulas nas instituições municipais nesta terça-feira (16). Até o fim da noite de segunda, Canoas, Gravataí, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Rio Pardo já haviam anunciado a suspensão das atividades.
Conforme comunicado da prefeitura de Gravataí, a Casa do Bem, local que abriga moradores de rua à noite, foi totalmente destelhada, e os usuários do serviço estão sendo realocados para o CTG Carreteiros da Saudade. De acordo com a prefeitura, a Escola Municipal Antônio Aires teve quatro salas de aula destelhadas, assim como algumas repartições públicas.
Em Canoas, a Defesa Civil informou no começo da noite que há várias casas destelhadas — ainda não há balanço de quantas residências foram atingidas. Além disso, há fios, postes e árvores caídos.
A prefeitura de Eldorado do Sul publicou uma nota nas redes sociais comunicando a suspensão das atividades escolares em toda a rede muncipal.
Também nas redes, o Executivo de Rio Pardo informou que as aulas da Educação Infantil desta terça foram canceladas.