Prestigiada por diferentes setores da sociedade e da esfera política, a jornalista Rosane Aparecida de Oliveira recebeu, nesta terça-feira (12), o título de Cidadã de Porto Alegre. A honraria foi entregue na Câmara Municipal, em sessão solene marcada por momentos de emoção, histórias de vida e de profissão e pelo reconhecimento ao serviço prestado para o jornalismo gaúcho nas últimas quatro décadas.
A homenagem foi proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB) e aprovada pelo Legislativo de forma unânime, fato destacado por diferentes autoridades durante a cerimônia. Na tribuna, Lourdes relembrou a trajetória de Rosane e brincou dizendo que a jornalista passa a ter "tripla cidadania". Natural de Espumoso, no norte do Estado, a colunista de Zero Hora também é cidadã de Campos Borges, antigo distrito que se emancipou em 1988.
— Temos visto o crescimento das fake news com mensagens distorcidas que atrapalham o senso comum. Por isso, nós contamos com o trabalho responsável e comprometido com a verdade para que o cidadão e os eleitores possam formar o seu senso crítico — discursou a vereadora em referência a Rosane.
Líderes de diversos partidos e de variadas correntes políticas se revezaram ao microfone para destacar o trabalho da jornalista. Os parlamentares ressaltaram a importância do respeito às divergências e da liberdade de imprensa como pilares fundamentais para a democracia.
Emocionada e com a voz embargada após ouvir os discursos, Rosane agradeceu à Câmara Municipal, aos familiares, amigos e colegas de profissão pelo reconhecimento. A colunista de ZH apontou os desafios do jornalismo e, ao comentar os ataques já sofridos por ela e pela família, lembrou que "nem tudo é glamour" no ofício.
— Não é fácil, nesses momentos, a gente trabalhar nesse mundo de tanta polarização. A polarização é da natureza da política e não me preocupa. O que me preocupa é o ódio. O que me preocupa é a dificuldade que as pessoas têm, cada vez mais, de ponderar as diferenças, entender que podemos divergir respeitosamente — afirmou na tribuna.
Em 2022, Rosane completa 30 anos no Grupo RBS. A jornalista assumiu a coluna Política+ (antiga Página 10) no jornal Zero Hora em dezembro de 2003. Quatro anos depois, tornou-se também apresentadora do Gaúcha Atualidade, principal programa de política da Rádio Gaúcha.