A jornalista do Grupo RBS Rosane de Oliveira receberá o título de cidadã de Porto Alegre concedido pela Câmara Municipal. O projeto, proposto pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira (9). O ato solene de entrega da honraria ocorrerá no plenário da Câmara, em data a ser agendada.
Lourdes Sprenger justificou a concessão do título em razão de a colunista de política de Zero Hora e de GZH e apresentadora do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, "ter dedicado uma vida a serviço do interesse público, gerando informação e conteúdo". Rosane foi surpreendida pela notícia durante viagem a Washington, nos Estados Unidos, onde acompanha roteiro do governador Eduardo Leite.
— Quando a vereadora Lourdes Sprenger me perguntou se poderia apresentar a proposta, fiquei muito feliz, porque na prática eu me sinto cidadã de Porto Alegre há mais de 40 anos, mas faltava essa certidão de nascimento — comenta.
Rosane acrescenta que a unanimidade na aprovação foi uma segunda surpresa:
— Em Porto Alegre, conheci meu marido, Tailor Diniz, e aqui nasceram meus filhos, Eduardo e Luiza. A aprovação com 29 votos favoráveis é um fator adicional de alegria porque mostra que, embora eu muitas vezes faça críticas à Câmara, os vereadores foram generosos.
Natural de Espumoso, no norte do RS, Rosane veio para a Capital em 1978, aos 17 anos. Graduada em 1982 em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 1992 trabalha no Grupo RBS, onde iniciou como editora de política, passando depois a colunista da área.
Desde dezembro de 2003, assina a coluna Política+ (antiga Página 10) em Zero Hora e publica seus textos em GZH. A partir de abril de 2007, passou a apresentar o programa Gaúcha Atualidade, dividindo o microfone com André Machado e Ana Amélia Lemos, depois com Daniel Scola e Carolina Bahia e, hoje, com Andressa Xavier (interina de Scola) e Giane Guerra. Também é comentarista eventual da RBS TV.