Grupos de resgate realizam buscas a um homem que desapareceu no Arroio Candiota, na madrugada da quarta-feira (29). Ailton José Müller, de 30 anos, dirigia um Celta que foi arrastado pelas águas quando tentou passar pela Ponte da Coreia, em uma estrada secundária que liga Candiota a Pinheiro Machado.
Ele saiu do carro tentando nadar e não foi mais visto. O amigo que o acompanhava conseguiu ficar sobre o veículo, e foi resgatado cerca de quatro horas depois do acidente.
As buscas, que contam com apoio dos Bombeiros da região, seguem desde a quarta-feira, sem sucesso. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Candiota, sargento Flávio Sanches, há pontos com buracos fundos e de difícil acesso. Até um drone já foi usado no trabalho, mas acabou caindo na água.
O sargento Sandro Acosta, chefe do plantão do Pelotão de Bombeiros de Bagé, informou que neste domingo seguem sendo feitas buscas visuais, especialmente, junto ao matagal das margens. A família de Müller esperava reforço nas buscas, talvez com mergulhadores no local.
O subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, major Daniel Borges Moreno, explicou que, neste momento, o trabalho de mergulhadores não é viável tecnicamente por não existir um ponto de busca específico para o mergulho. De qualquer forma, segundo o oficial, serão enviados mergulhadores para análise técnica:
— O uso de mergulhadores seria adequado se fosse para busca no local do acidente. Mas ali as águas são rasas e fortes, é impraticável. Não teria como colocar um mergulhador ao longo de todo o arroio, mas se surgir suspeita em relação a algum ponto, podemos então fazer essa busca com mergulho. Seguimos com o trabalho na mata, caso ele tenha saído em algum ponto. Temos guarnição específica para isso. E o pessoal do mergulho fará uma avaliação técnica. Não vamos economizar esforços — explicou.
Os dois homens que estavam no carro são moradores de Pinheiro Machado e teriam ido a uma casa noturna em Candiota. Na volta, decidiram não usar a BR-293. Pela estrada secundária, o trajeto fica cerca de 20 quilômetros mais curto. Porém, havia muita água sobre a travessia de concreto e o carro acabou sendo arrastado para dentro do arroio.
Conforme a Defesa Civil, o passageiro, Roger dos Santos Dutra, 31 anos, ficou sobre o teto do veículo, sendo socorrido por volta das 5h30min pelo motorista de um ônibus escolar. Ele estava com hipotermia e foi levado ao hospital.
O Celta foi removido na quinta-feira. Segundo major Moreno, o local tem problemas frequentes, sendo atingido pelas águas do arroio e da Barragem Candiota.