O Rio Grande do Sul registra, no final da tarde deste domingo (17), pelo menos 2,5 mil clientes sem luz após a passagem de chuva e de vento forte entre a tarde e a noite de sábado (16) — pela manhã, esse número chegava a 21,5 mil. Esse número é registrado na área da CEEE Equatorial, que pela manhã chegou a registrar 8,5 mil unidades sem energia.
As cidades mais atingidas são Porto Alegre, Mampituba, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Xangri-lá e Dom Pedrito. Segundo a empresa, as equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para todos os clientes o mais breve possível.
Para informar sobre falta de energia, os consumidores da CEEE Equatorial podem enviar uma mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). Também é possível entrar no site, ligar para o telefone 0800 721 2333 ou enviar WhatsApp para o número (51) 3382-5500.
Na área da RGE, "no momento, as ocorrências do temporal são atendimentos individuais, em pontos isolados, sem volume de clientes desligados". Pela manhã, eram 13 mil clientes sem energia elétrica, conforme atualização feita na manhã deste domingo — 24 mil até o fim da noite de sábado.
Para informar sobre falta de energia na área da RGE, é possível enviar uma mensagem de texto para o número 27350 com o "seu código" (número que consta na conta de energia elétrica). Também é possível fazer contato com a RGE pelo site, aplicativo CPFL Energia e telefone 0800 970 0900.
Rajadas de vento superiores a 120 km/h
As fortes rajadas de vento também chamaram a atenção no Estado. Conforme a Climatempo, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as maiores rajadas foram registradas em Canela, na Serra, na noite passada — 122,8 km/h.
Em São José dos Ausentes, a medição marcou 101,9 km/h. Em outras cidades gaúchas, as rajadas não foram tão fortes: 77,8 km/h em Soledade e em Rio Pardo e 72,4 km/h em Vacaria.
Já entre a madrugada e a manhã deste domingo, o registro mais alto foi em Erechim, com 86,4 km/h. Nos demais pontos, as rajadas ficaram abaixo dos 60 km/h.
Segundo a Climatempo, a frente fria se afastou do Estado e a entrada da massa de ar polar volta a deixar o tempo firme e as temperaturas mais baixas. Ainda há registro de vento forte na faixa litorânea, onde há alerta de mar agitado e previsão de rajadas de 60 km/h a 80 km/h no decorrer do dia.