Um segundo suspeito de participação no desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foi preso temporariamente nesta terça-feira (14), identificado como Oseney da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Dos Santos". Bruno e Dom desapareceram no último dia 5, quando navegavam pela Terra Indígena Vale Javari, no Amazonas. As informações são do g1.
De acordo com a Polícia Federal (PF), Oseney é suspeito de ter envolvimento com o desaparecimento da dupla juntamente com o irmão, Amarildo da Costa de Oliveira, o "Pelado", que está preso, mas nega participação. Oseney vai passar por interrogatório e será encaminhado para uma audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte, ainda conforme a PF.
Nesta terça, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, pediu desculpas à família de Dom Phillips depois de a representação diplomática informar que o corpo do jornalista havia sido encontrado junto ao do indigenista. A retratação foi noticiada pelo jornal britânico The Guardian.
Equipes de busca encontraram uma mochila e objetos pessoais que, segundo a PF, pertencem ao jornalista e ao indigenista. O local onde os pertences foram encontrados fica próximo à casa de Amarildo, em São Gabriel, zona rural de Atalaia do Norte.
Até esta terça, nove pessoas haviam ouvidas pela PF sobre o caso, inclusive a mulher de Amarildo, cujo primeiro nome é Josenete. Ela prestou depoimento na última sexta-feira (10) ao lado de um advogado.