
Dois corpos foram encontrados, na manhã desta segunda-feira (13), durante as buscas ao jornalista britânico Dom Phillips e ao indigenista brasileiro Bruno Pereira, segundo o portal G1 e a GloboNews. A mulher de Dom, Alessandra Sampaio, foi quem repassou a informação, que não foi confirmada pela Polícia Federal (leia nota abaixo).
De acordo com Alessandra, a Polícia Federal confirmou a localização dos corpos, mas afirmou que eles precisam ser periciados para que a identificação seja feita. A notícia ainda não foi confirmada pelas autoridades brasileiras — a PF, em nota, diz que, "conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos".
Já segundo o jornal The Guardian, um assessor do embaixador brasileiro no Reino Unido deu a notícia à família de Phillips durante um telefonema na manhã desta segunda. Conforme Paul Sherwood, cunhado do jornalista, "ele não descreveu o local e apenas disse que era na floresta tropical".
Phillips, 57 anos, colaborador do jornal britânico The Guardian, e Pereira, 41, viajavam juntos de barco pela região do Vale do Javari, uma área remota no extremo oeste do Amazonas, realizando entrevistas para um livro sobre preservação ambiental.
Eles foram vistos pela última vez na manhã do dia 5, na comunidade de São Gabriel, não muito longe do destino, a cidade de Atalaia do Norte. Testemunhas disseram que viram o pescador Amarildo Oliveira, 41 anos, passar de lancha em alta velocidade na mesma direção que Phillips e Pereira, pouco antes do desaparecimento.
Amarildo está preso temporariamente e é investigado pelo sumiço da dupla. Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista à rádio CBN Recife, que "indícios levam a crer que fizeram alguma maldade" ao jornalista e ao indigenista. O chefe do Executivo disse considerar improvável que a dupla ainda seja encontrada com vida.

Objetos encontrados
A PF divulgou nota, na noite de domingo (12), informando que havia um cartão de saúde, uma calça, um chinelo e um par de botas pertencentes ao indigenista Bruno Pereira na mochila encontrada pela corporação durante a tarde. No local, também estavam um par de botas e uma mochila com roupas de Dom Phillips.
Os itens foram encontrados numa região alagada dos rios que dividem o Brasil e o Peru.
Veja, abaixo, a íntegra da nota da Polícia Federal:
"O Comitê de Crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips.
Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos.
Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados."