Cerca de 180 servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão circular pelas ruas de Porto Alegre para analisar a infraestrutura urbana da cidade. É a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que inicia nesta segunda-feira (20) em todo o Brasil e segue até 12 de julho. O trabalho também serve como preparação para o Censo Demográfico 2022.
No Rio Grande do Sul, serão cerca de 1,3 mil servidores do IBGE. Devidamente identificados, eles vão percorrer as ruas para checar se há iluminação, calçada, rampa para cadeirante, bueiros, bocas de lobo, entre outros investimentos que garantem condições dignas de vida. Para essa pesquisa, não serão feitas entrevistas, a coleta das informações será apenas por observação.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda na Câmara de Vereadores da Capital, o coordenador operacional da pesquisa, Luís Eduardo Puchalski, disse que essa análise do perímetro urbano contribui na formulação de políticas públicas. Também vai ao encontro de construir cidades mais sustentáveis, uma das 17 metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidas até 2030.
— Essa pesquisa é extremamente importante para o país e para os administradores municipais, porque traz informações sobre a infraestrutura, acessibilidade, circulação de veículos, coleta das chuvas, entre outros detalhes. Ela nos dá indicadores para atingirmos o objetivo de termos cidades mais sustentáveis – frisou.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios também é um preparo para o Censo Demográfico 2022, que estava marcado para 2020, foi adiado por causa da pandemia e tem previsão de iniciar em 1º de agosto. No Censo, os recenseadores vão entrar nas residências para fazer perguntas sobre número de pessoas morando na mesma casa, nível de escolaridade, renda, entre outras. De acordo com Puchalski, quatro milhões de lares devem ser visitados no Rio Grande do Sul até 31 de outubro, data em que a coleta deve finalizar. Em todo o Brasil, serão cerca de 70 milhões de residências.
A expectativa do IBGE é de que os resultados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios e do Censo Demográfico sejam divulgados juntos, assim que o Censo terminar. Considerando eventuais atrasos, é possível que saiam somente no início de 2023.