A Receita Federal emitiu uma nota nesta quarta-feira (22) alertando os contribuintes de que não cobra nenhum valor pelo serviço de regularização do CPF e que é preciso estar atento a fraudes.
Segundo a Receita, contribuintes estão recebendo no celular mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail com links que induzem a vítima a pagar uma taxa para regularizar o cadastro. Trata-se de golpistas que utilizam a imagem do Fisco para dar credibilidade aos golpes, pois os alertas oficiais da Receita não contêm links de acesso.
"Há casos de contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado, ou pior, que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu", informou a assessoria de comunicação do órgão.
Como regularizar o CPF
O contribuinte deve entrar no site oficial da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/). Depois, devem selecionar a opção Meu CPF. Lá, encontrarão as orientações sobre como corrigir a situação cadastral, de acordo com a respectiva irregularidade.