Um veículo estacionado na faixa de areia do Balneário Hermenegildo, praia de Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do RS, foi arrastado para dentro do mar por volta das 20h de domingo (15). Devido a agitação do oceano, uma caminhonete Pajero TR4 foi arrastada para dentro da água e retirada por um guindaste somente nesta segunda-feira (16), durante o dia.
Um ciclone está se aproximando da costa gaúcha, o que vai provocar ressaca em toda orla do Estado. Entretanto, apesar do alerta, o incidente não tem relação com a tempestade que está por chegar ao Rio Grande do Sul, segundo a Prefeitura do município:
— Não tem a ver com o ciclone, o mar da cidade tem tendência a ficar alto durante esse período do ano. O morador que arriscou — disse a assessoria, à GZH.
Conforme apurado pela reportagem, não havia ninguém no interior da caminhonete que foi retirada das águas somente no início da tarde dessa segunda-feira. Segundo a prefeitura, os próprios moradores realizaram a remoção do veículo na praia, com um auxílio financeiro para que uma retroescavadeira içasse o veículo da água.
De acordo com a Climatempo, a praia do Hermenegildo deve ser um dos locais mais atingidos pela ação do ciclone. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta nesta segunda-feira sobre a situação do tempo para os próximos dias no Estado, com destaque para a força do vento.
Pela previsão, nesta terça-feira (17), o ciclone deve se deslocar do alto-mar em direção ao continente: primeiro, pelo Sul e, durante o dia, nas demais localidades. Espera-se rajadas de vento entre 60 a 80 km/h na metade Oeste; na metade Leste, entre 90 a 100 km/h, mas podem chegar até os 110 km/h em locais próximos ao Litoral.
Na quarta-feira (18), o ciclone tende a se deslocar para Nordeste, pela faixa litorânea, com ventos entre 80 e 100 km/h, de acordo com o alerta da Sema.
Produção: Nikolas Mondadori