Banho frio ou de caneca? Sem televisão, geladeira, internet e até mesmo sem poder carregar o aparelho celular. Assim está sendo a rotina de moradores da região metropolitana de Porto Alegre e do Litoral que estão desde o início da semana sem energia elétrica.
O principal motivo do desabastecimento foi a passagem da tempestade subtropical Yakecan, que gerou vento de quase 100 km/h ainda na tarde de terça-feira (17). No auge da tempestade, mais de 300 mil clientes das concessionárias de energia foram afetados em todo o Estado.
Na manhã desta sexta-feira (20), a CEEE Equatorial informou que 8 mil clientes ainda estavam sem luz. As regiões mais atingidas são São José do Norte, onde também houve furto de cabos, Imbé, Mostardas, Tramandaí, Osório, Maquiné, Três Cachoeiras, Viamão, Mampituba e Morrinhos do Sul. Na área da RGE, a informação é de que a situação foi normalizada e são feitos serviços de rotina.
Em Viamão, na Região Metropolitana, o gestor de segurança Ednilson Costa, 43 anos, está há praticamente três dias sem luz em casa, no bairro São Lucas. Ele é diabético, perdeu insulina, alimentos e teve que consertar a geladeira com dinheiro do próprio bolso.
— Achei que ontem tinha voltado a luz, ouvi um estouro no microondas e no chuveiro. E até agora a luz não retornou — relatou.
Moradora do bairro Viamópolis, na mesma cidade, a professora e contadora Maira Simor da Silva Ferraz, 40, perdeu uma geladeira e alimentos que havia comprado. Ela diz que só vai saber se algo mais queimou quando a luz voltar.
— Estamos tomando banho de caneca pra não tomar banho frio. E eu tenho que ir em outros locais pra usar o computador e trabalhar — reclamou.
Já no Litoral Norte, Mauro Sérgio de Oliveira Ferreira, 48 anos, morador do bairro Laranjeiras, em Osório, só não está sem luz pelo quarto dia porque pagou uma empresa para consertar a rede elétrica. Diabético, ele também perdeu a insulina:
— Acho que não perdi nenhum eletrodoméstico. Mas minha insulina foi fora.
Na cidade de Morrinhos do Sul, onde a tempestade Yakecan deixou praticamente toda a cidade sem luz, a situação ainda é complicada. Conforme o prefeito Marcos Venicios Silveira, apenas parte do Centro teve a energia restabelecida e 80% do município segue sem luz. A preocupação já atinge os produtores de frutas da região.
— A CEEE Equatorial restabeleceu a luz para normalizar o abastecimento de água e no posto de saúde. Mas todos os distritos rurais, cerca de 1,3 mil clientes, ainda estão desabastecidos — disse o prefeito.
A CEEE Equatorial afirma ainda estar em regime de prontidão após a passagem da tempestade pela costa do Rio Grande do Sul e com equipes trabalhando. Em relação ao ressarcimento de perdas, a empresa diz que o cliente deve solicitar nas agências de atendimento, pelo site ou pelo telefone 0800 721 2333.
A concessionária pode optar pela verificação no local do equipamento danificado, devendo informar ao consumidor a data e o horário da visita. Em seguida, o cliente deve apresentar um laudo e orçamento de empresa autorizada para conserto ou dois laudos e orçamentos, no caso de ser uma empresa especializada. A distribuidora deve informar ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento em até 15 dias.