Os municípios de Mostardas e Tavares, no litoral médio do Rio Grande do Sul, completaram 24 horas sem energia elétrica, na tarde dessa quarta-feira (18). As cidades estão sem luz desde a tarde do dia anterior, por volta das 16h, segundo a reportagem de GZH.
Em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, o prefeito de Tavares, Gardel Araújo, relatou ter dificuldades de conseguir informações junto à concessionária de energia elétrica.
— Olha, a gente está tentando com a CEEE Equatorial, mas não temos conseguido. Mas, segundo informações da nossa Defesa Civil, tem muitos postes caídos ainda. A gente só pede a CEEE Equatorial para nos manter atualizados, porque a gente está sem essa informação — disse o prefeito, por volta das 14h45min.
O prefeito de Mostardas, Moisés Batista Pedone de Souza, também expressou indignação com a situação de descaso:
— Estamos sem energia em todo nosso território desde as 17hs de ontem (terça-feira). Equipes mínimas da Equatorial trabalhando. Posso falar convicto a falta de respeito e agilidade em relação a reposição da luz. Zona urbana, rural e praias todas sem luz. Tivemos que cancelar atendimento na área da saúde, exceto nosso hospital que possui gerador. Vim despachar documentos eletrônicos no município de Capivari do Sul. Absurdo isso, até por que não houve tantos danos. A falta é sem dúvida de atendimento!
Até a publicação desta reportagem, a CEEE Equatorial ainda não havia respondido a GZH sobre qual a extensão da falta de luz em Tavares e no município vizinho de Mostardas, também fortemente afetada. Também não havia resposta sobre a previsão de retorno do abastecimento.
Entretanto, a companhia forneceu uma resposta sobre a situação em toda sua área de concessão. Até às 17h eram 159 mil clientes sem energia, localizados, principalmente, nos municípios de Porto Alegre, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Capão da Canoa, Mostardas, Tavares, Xangri-lá, Maquiné, Osório, Terras de Areia, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Balneário Pinhal, Mapintuba, Viamão, Alvorada, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, São José do Norte e Pelotas, com equipes em campo para restabelecimento o mais rápido possível.
Por volta das 17h, Araújo disse ter recebido informações de que a energia elétrica deve ser reestabelecida até o fim desta quarta-feira.