Uma ala da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Tramandaí, no Litoral Norte, teve o telhado destruído pelo vento na noite desta terça-feira (17). Fortes rajadas provocadas pela tempestade subtropical Yakecan arrancaram parte do telhado de um dos setores de internação.
No incidente, um número de pacientes ainda não divulgado teve que ser remanejado para outra ala do hospital. No local, apesar da proteção da laje, a água da chuva acaba infiltrando pelo teto, alagando o setor.
Conforme a assessoria da prefeitura de Tramandaí, não houve feridos pelo destelhamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade também esteve de prontidão para receber as pessoas. A Defesa civil e servidores de secretarias municipais estiveram no local avaliando os estragos. A cidade enfrenta também a falta de energia.
O hospital havia sido destelhado em temporal no dia 18 de julho de 2021 e também no episódio do ciclone-bomba, em 1º de julho de 2020.
Mas os prejuízos não se concentram apenas em Tramandaí: segundo o Corpo de Bombeiros, há destelhamentos, quedas de árvores e de postes ainda em Osório e Balneário Pinhal. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), também houve queda de árvores na Estrada do Mar (RS-389) no trecho de Osório e Torres.