Após alerta para cheia do Rio Uruguai feito pela sala de situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), 10 famílias foram retiradas de casa em São Borja, na Fronteira Oeste, na manhã desta sexta-feira (6).
Os 23 moradores da área portuária de São Borja foram levados para abrigos da prefeitura. Ainda na Fronteira Oeste, os municípios de Uruguaiana e Itaqui estão em alerta máximo, em razão da alta do Rio Uruguai, mas não registram problemas.
— Estamos em alerta máximo. Mas por enquanto o único local com problemas é São Borja — diz o capitão Luis Sandro Martins, coordenador regional da Defesa Civil.
Em último boletim, divulgado às 13h30min desta sexta, a Defesa Civil afirmou que o nível do Rio Uruguai baixou 40 centímetros, ficando em 7m76cm.
O capitão explica que em Quaraí e Dom Pedrito situação também está sendo normalizada. Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã baixou. A previsão é que na tarde desta sexta as 198 pessoas que estavam em abrigos retornem para casa.
No Vale do Taquari, situação começa a normalizar
No Vale do Taquari a situação é um pouco mais tranquila. Na manhã desta sexta, as últimas oito famílias que estavam no Parque do Imigrante, em Lajeado, estão voltando para casa. Em Taquari, à tarde, 13 famílias que estavam no ginásio da prefeitura também devem voltar pra casa.
O tenente Rivelino Jaques Peixe, coordenador da Defesa Civil de Lajeado, diz que o Rio Taquari estabilizou e a tendência é que comece a baixar.
— Ele chegou a 20m57cm ao meio-dia de quarta-feira, o nível mais alto. De lá pra cá se estabilizou e a tendência é que baixe — explica o coordenador da Defesa Civil.
O boletim de monitoramento hidrológico da sala de situação da Sema, divulgado às 9h30min desta sexta, aponta que nas últimas 24 horas não foram registrados volumes de chuva.
Para as próximas horas, como não há previsão de chuva, é esperado que os rios mantenham a condição de estabilidade ou declínio, com exceção do Rio Uruguai, que deve continuar com a propagação da cheia.
Situação de cada rio
- Rio Uruguai: acima da cota de inundação na estação Porto Mauá, acima da cota de alerta nas estações Iraí, Itapiranga, Passo São Borja e Itaqui, e atenção na estação Uruguaiana, onde o rio segue em elevação.
- Rio Ibirapuitã: acima da cota de alerta na estação Alegrete. Rio segue em declínio.
- Rio Ibicuí: acima da cota de atenção na estação Manoel Viana. Encontra-se em estabilidade.
- Rio das Antas: acima da cota de atenção na estação Linha José Júlio. Rio segue em declínio.
- Rio Taquari: acima da cota de atenção nas estações Muçum, Encantado, Bom Retiro do Sul, Porto Mariante e Taquari. Rio segue em declínio.
- Rio Cadeia: acima da cota de atenção na estação Costa do Rio Cadeia. Segue em declínio.
- Rio Caí: acima da cota de alerta na estação Passo Montenegro e atenção na estação Barca do Caí. Rio segue em declínio.
- Rio do Sinos: acima da cota de alerta nas estações Campo Bom e São Leopoldo. Rio em estabilidade.
- Guaíba: acima da cota de atenção na estação Caís Mauá C6, em declínio.