Os oito anos que passou em Moçambique, na África, mostraram para o padre Vicente Palotti Zorzo que a humanidade precisa muito ser solidária para levar esperança a pessoas necessitadas. Mas o que ele não imaginava era ver — ao voltar para o Brasil há um ano e meio — áreas em Porto Alegre em situação que considera tão desoladora quanto a que presenciou no continente africano.
— Após oito anos na África, voltei e vi que Porto Alegre tem áreas com condições desumanas idênticas — ressalta.
O integrante da Fundação Fé e Alegria da Igreja Católica, ao deparar na Capital com fome, pobreza, falta de condições sanitárias e aliciamento de jovens pelo crime, não pensou duas vezes. Desde então, 128 crianças e adolescentes, entre seis e 16 anos, recebem ajuda na entidade, que fica na Rua José Luiz Perez Garcia, 17, Bairro Farrapos, zona norte da cidade.
O trabalho é atender esses jovens no turno complementar ao da escola. Ou seja, quem tem aula pela manhã, fica na fundação à tarde e vice-versa. E não é apenas auxílio nos estudos, mas tirar essas crianças e adolescentes da rua por meio da inclusão social. No local, há atividade esportiva, aula de informática e são disponibilizadas três refeições diárias.
Mas muito mais do que isso, padre Vicente e o pessoal que atua no centro desenvolvem tarefas para trabalhar a cidadania desses jovens, além de questões sobre como enfrentar situações na vida perante emoções como raiva, tristeza e medo. Outro projeto realizado é uma ronda em 11 bairros e nas ilhas do Guaíba para atender pessoas de todas as idades que estejam em vulnerabilidade social.
Doações
Padre Vicente lembra que já tem parcerias com a prefeitura e com entidades, mas destaca que toda a ajuda é bem-vinda e diz que uma forma é pela Nota Fiscal Gaúcha. Basta informar o CPF nas compras e indicar o nome da fundação. No entanto, ele reforça que as pessoas podem e devem escolher a entidade que mais têm identificação ou proximidade.
— São duas coisas, na verdade. Uma delas é que a solidariedade pode ser feita em qualquer lugar e para qualquer entidade, para qualquer pessoa. Às vezes, os mais necessitados estão ao nosso lado. A outra questão é que doações são importantes, mas mais importante e comovente é ver o brilho no olhar de uma criança ao receber um brinquedo, um material qualquer, mas desde que seja novo. Isso é gratificante — explica o sacerdote.
Além da nota fiscal, qualquer doação à Fundação Fé e Alegria, no Bairro Farrapos, também pode ser agendada pelo telefone (51) 984448709, entre 7h30min e 17h, de segunda-feira a sexta-feira.