Quase uma década depois da assinatura da ordem de início dos trabalhos, e com sete anos de atraso, será finalmente entregue nesta sexta-feira (8) o novo contorno viário de Pelotas, no sul do RS. A inauguração oficial está prevista para as 10h15min, no Centro de Eventos da Fenadoce, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Os documentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) indicam que a ordem de início para a duplicação de um trecho de quase 24 quilômetros das BRs 116 e 392, que circundam a área urbana foi assinada em julho de 2012, ainda na gestão da então presidente Dilma Rousseff. A entrega deveria ter ocorrido três anos depois, mas se arrastou em razão de gargalos como falta de verbas.
Agora, o anel rodoviário já está em uso e recebe acabamentos finais para a cerimônia formal de entrega — Bolsonaro deve aproveitar a passagem pelo Estado para acompanhar ainda a reabertura do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, e o início da construção da barragem de Arvorezinha, em Bagé.
A conclusão das melhorias no anel rodoviário pelotense é vista na região como um avanço histórico no setor de infraestrutura.
— O contorno de Pelotas é uma das obras mais grandiosas das últimas décadas na nossa região. O município é beneficiado diretamente pela duplicação da BR-392, no caminho para Rio Grande, mas também pela questão do acesso à cidade com todos os novos viadutos que trazem muito mais facilidade e segurança aos condutores e que permitem o acesso qualificado a diversos bairros pela população — avalia a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, lembrando que o município contribuiu com a pavimentação de duas avenidas de acesso à cidade.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Pelotas, Mauro Roberto Bom, diz que a duplicação do contorno traz um ganho para todo o Estado em termos de logística.
— A produção que vem de outros locais para ao porto de Rio Grande passa por esse anel viário, que também atravessa o distrito industrial da cidade. Nesse sentido, é um grande ganho não só para a região, mas para o Estado e para o país. Demorou mais do que gostaríamos, mas o importante é que ficou pronto — analisa Bom.
Segundo o Dnit, o primeiro lote levou quatro anos e 10 meses para ficar pronto, e todo o conjunto demorou nove anos e meio. Ao longo desse período, foram investidos aproximadamente R$ 690 milhões. Segundo o departamento, "o Contorno de Pelotas está com tráfego totalmente disponível para os usuários. Nas próximas semanas, serão realizados serviços de acabamentos para entrega total da obra, o que não interfere na utilização das pistas".