Municípios do Vale do Paranhana começaram a implementar ações para conter a proliferação da dengue na região. Depois que Igrejinha registrou aumento no número de moradores procurando atendimento médico, as prefeituras vizinhas começaram a tomar medidas preventivas.
A Secretaria de Saúde de Parobé inicia nesta quinta-feira (3) uma ação para pulverizar inseticida em parte do bairro Planalto, nas imediações das ruas Andrade Neves e Alfredo Nunes. O objetivo é diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Em Rolante, a prefeitura também está em alerta. Segundo o secretário da Saúde, Ricardo Gonçalves, serão feitas algumas ações específicas na área de combate, em parceria com os agentes de saúde, como campanhas de conscientização para deixar a população atenta e evitar que ocorram casos no município:
— Não temos nenhum caso registrado no município de Rolante, porém estamos preocupados em fazer um trabalho mais intenso agora em função dos casos que têm sido registrados na região.
Já em Taquara, a Vigilância Sanitária informa que enviou para o Laboratório Central do Estado (Lacen) o teste de um paciente suspeito para dengue. A Secretaria Municipal de Saúde também está intensificando as medidas de controle.
A prefeitura disse, em nota, que está se fazendo um rastreamento de possíveis focos do Aedes aegypti em um raio de 300 metros do domicílio do morador suspeito. "A população deve colaborar com as visitas dos agentes de endemias, permitindo que os mesmos adentrem os pátios para verificar possíveis focos de larvas do mosquito transmissor da dengue."
Caso o paciente tenha resultado positivo para a dengue, agentes da vigilância vão realizar pulverização de áreas próximas da confirmação do caso, numa força-tarefa.
O município de Três Coroas informou que está acompanhando a elevação na busca por atendimento nos postos de saúde de pacientes com sintomas da dengue, mas não detalhou ainda se há casos confirmados ou suspeitos sendo monitorados.
Igrejinha
Os serviços da rede básica de saúde observam um aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas compatíveis com a dengue, tal como cefaleia, dor no corpo, erupções na pele e vômitos. Desde a semana passada, a prefeitura de Igrejinha já encaminhou ao 15 amostras. Os laudos devem sair nos próximos dias.
Casos de dengue em 2022
De acordo com o último boletim epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram confirmados 194 casos de dengue, sendo 173 autóctones. Neste ano, 89% dos casos autóctones concentram-se no município de Rodeio Bonito.